Biscoitoterapia

Notícias e Curiosidades


QUANTO TEMPO DEMORA PARA DECORAR UM BISCOITO?

Eu sou biscoiteira desde 2011 e apesar de não fazer isso para viver (possuo um outro emprego que amo), fazer biscoitinhos decorados acabou virando uma agradável fonte de renda extra. Resolvi escrever essa matéria para esclarecer uma das dúvidas e erros mais comuns que recebo nos emails com pedidos de orçamento.

Uma das mensagens mais comuns que recebo são os pedidos de orçamento "para ontem": pessoas que vão dar uma festa em menos de uma semana e querem biscoitos decorados temáticos, ou pessoas que querem presentear alguém no dia seguinte com biscoitos decorados. No final do ano passado, por exemplo, recebi um email de uma moça que pediu 50 saquinhos com 3 bolachas decoradas em cada (ou seja, 150 biscoitos no total) para um prazo de 3 dias.

Acho que muitas pessoas pensam que biscoitos decorados são tão "rápidos" de fazer quanto um biscoito comum, em que você simplesmente vai para a cozinha e fica algumas horas preparando a massa, assando os biscoitos e pronto. Na verdade o processo de criação dos biscoitos decorados é extremamente complexo e demorado, envolvendo etapas que vão desde definir a decoração exata com o cliente até prepará-lo para a entrega. Eu mesma não sabia que era assim até começar a trabalhar com isso, por isso resolvi explicar esse processo usando um exemplo: uma encomenda que eu fiz em agosto do ano passado (essa aqui), que pedia 50 biscoitos decorados, sendo 25 do batman e 25 da mulher maravilha. Então vamos lá:

PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa é sempre trocar alguns emails com o cliente mostrando um desenho de como o biscoito ficará. Eu faço esse desenho no Photoshop e é importante para que o cliente possa opinar na criação da decoração até ficar do jeitinho que ele quer. Quando o cliente aprova, eu aguardo o pagamento da primeira metade do valor para começar a encomenda e apenas quando o pagamento cai é que eu começo a produção dos biscoitos. Essa etapa de conversação e pagamento pode durar vários dias, dependendo do tempo de resposta do cliente. No caso dessa encomenda demorou 5 dias (e foi uma das mais rápidas que já fiz).

SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa é a produção dos biscoitos, que vai desde assar a massa até a embalagem. No meu caso, como eu trabalho em tempo integral, só tenho as noites para fazer os biscoitos. Segue abaixo quantos dias e horas de trabalho eu levei para fazer os 50 biscoitinhos:


DIA 1
Assei duas receitas de biscoitos amanteigados, ou seja, preparei a massa, abri, cortei e assei (essa estapa levou 2h30)

DIA 2
Fiz o glacê real (30 min), tingi partes do glacê e fiz os contornos dos biscoitos (2h)

DIA 3
Como os contornos precisam secar para endurecer, somente no dia seguinte eu pude fazer os floodings. Fiz o flooding das partes azuis (1h30) e fiz o flooding das partes amarelas (2h)


DIA 4
Como a cor azul e vermelha estão juntas, é preciso esperar uma delas secar completamente para fazer a outra, para evitar que a primeira borre. Esse tempo de espera depende da área do biscoito, da consistência do glacê e da temperatura ambiente, o que pode demorar de 8h a 24h. Então somente no dia 4 é que eu pude fazer o terceiro flooding, das partes vermelhas (1h30).
Como o flooding amarelo já havia secado depois de 24h, eu pude fazer o detalhe do símbolo do Batman em glacê preto (1h30). Sim, levou uma hora e meia para fazer 25 símbolos do Batman, pois essa etapa engloba desde configurar a projeção do símbolo sobre o biscoito até afinar cada ponta do símbolo usando um palito. Quanto mais detalhado for um desenho, mesmo que pequenininho, mais tempo vai demorar para decorar pois maior é o risco deles ficarem feios, desiguais ou errados se forem feitos de qualquer jeito.

DIA 5
Com o flooding vermelho também já seco depois de 24h, pude fazer o símbolo da Mulher Maravilha em glacê amarelo (1h30)

DIA 6
Com todo o glacê seco e assentado, embalei os 50 biscoitos, colocando-os em saquinhos, cortando fitilhos e fechando cada saquinho com muito carinho (2h)

CONCLUSÃO
Foram 5 dias para a primeira etapa e 6 dias para a segunda (que somou 15h de trabalho), sendo que essa foi uma encomenda que considero de tamanho médio por serem 50 biscoitos em três cores de glacê, sem efeitos nem técnicas muito complexas. E, claro, isso porque não contei o tempo que levei para comprar os ingredientes da massa e embalagens, o tempo que levei para lavar toda a louça (parte mais feliz do dia #sqn), para encaixotar os biscoitos já embalados e pra tomar aquele Dorflex básico, porque ficar tantas horas arqueada sobre uma mesa decorando biscoitos traz alegria mas também um pouco de dor, hehehe.

Agora voltando ao começo do meu texto e lembrando da moça que pediu 150 biscoitos para um prazo de 3 dias, quero mostrar aqui que não é falta de vontade, mas algo tecnicamente impossível.

Minha intenção com essa matéria foi principalmente exemplificar e explicar que o processo de decoração com glacê real é muito mais complexo do que parece e que biscoitinhos decorados são um trabalho de amor, de cuidado, de dedicação e de tempo... muito tempo.


* * * * *

Arquivo de Notícias:
13/03/2019 - Quanto tempo demora para decorar um biscoito?
14/09/2018 - Como são feitos os cortadores de biscoito
27/05/2018 - Congresso Brasileiro de Biscoitos Decorados - 2ª edição
31/10/2017 - Cursos de Biscoitos Decorados em São Paulo
22/06/2017 - Os Biscoitos e a Psicologia
17/05/2017 - Como são feitos os biscoitos recheados
31/12/2016 - A origem do biscoito
07/10/2016 - Saiba mais sobre o Glacê Real
27/07/2016 - Nova página de Encomendas
18/07/2016 - Dia do Biscoito
26/06/2016 - Como é feito o granulado
30/05/2016 - Biscoito ou Bolacha?


 
Home Biscoitoterapia Biscoitos Encomendas Links Contato Notícias Biscoitos Geeks Arquivo


Desenvolvido por InWeb Internet