Biscoitoterapia

 Biscoitos em Destaque





Validade dos Biscoitos
27/10/2013


Desde que comecei a vender alguns dos meus biscoitos decorados me deparei com a questão da validade dos biscoitos. Nunca tinha pensado nisso antes porque quando eu fazia biscoitinhos apenas para minha família e amigos, eles acabavam em menos de uma semana, então saber quanto tempo eles durariam nunca foi uma necessidade. Mas quando as encomendas começaram, algumas pessoas me perguntaram sobre isso e eu não sabia o que responder. Comecei então a ir atrás do assunto...

Reparei que os biscoitos industrializados possuem uma validade longa, de vários meses, mas isso porque possuem conservantes e outras químicas para tal. Meus biscoitinhos são totalmente caseiros, feitos com ingredientes de qualidade, mas desses que todo mundo tem em casa. Então fiz um curso de biscoitos decorados e a professora, uma confeiteira renomada, explicou que a validade depende do tipo de ingrediente, assim um biscoito feito com frutas secas por exemplo, dura mais do que um biscoito feito com ingredientes mais frescos, mas ela acabou passando para as alunas um prazo de "uma semana" de validade para os biscoitinhos decorados, o que eu achei um pouco exagerado mas entendi a recomendação, normal para uma venda estilo "padaria" onde são feitos vários biscoitos e obviamente quanto mais recente, melhor.

Pra tirar a dúvida resolvi fazer alguns testes com meus próprios biscoitos! Pra começar o óbvio: os biscoitinhos têm que ser guardados em recipientes bem fechados pois assim como qualquer biscoito, se você deixá-los ao ar livre eles vão acabar amolecendo. Mas considerando uma armazenagem correta, como saber o que acontece com os biscoitos no passar do tempo? Minha experiência começou em abril desse ano quando fiz os Biscoitos Decorados de Passarinhos para o meu aniversário. Era final de abril, eu peguei um dos passarinhos decorados, coloquei num saquinho bem fechadinho e enfiei num armário (em local seco e bem arejado). De tempos em tempos eu checava o biscoito e fazia algumas anotações. E foi no final de setembro, CINCO meses depois que reparei a pequena bolinha de mofo no biscoito, decretando a total e completa fase de "impróprio para consumo", heheh.

Obviamente não vou estabelecer a validade dos meus biscoitinhos em 5 meses... esperei todo esse tempo mais para saber o que aconteceria, e apesar de só mofar depois de 5 meses, lá pelos 3 meses o biscoito já estava MUITO duro e o glacê da decoração apresentava uma coloração esquisita, começando a amarelar, indicando já que não deveria ser consumido. Já ouvi falar de um caso onde meus biscoitos decorados foram consumidos dois meses depois de feitos e ainda estavam perfeitos mas acredito que uma validade de UM MÊS seja a ideal, desde que os biscoitos sejam guardados direitinhos em local bem fechado. É claro que há fatores que podem mudar esse prazo, desde a temperatura climática até os próprios ingredientes do biscoito (se eles forem recheados, por exemplo, a validade é mais curta) mas para o tipo de biscoito que eu costumo fazer em encomendas de decorados, acredito que um mês é um período garantido, que já foi testado várias vezes e em todos os casos ainda estava como novo, macio e saboroso.

Mas é claro que quanto mais rápido eles forem consumidos, melhor! Até porque dificilmente eles sobram... ;)



No detalhe o pedaço do biscoito onde apareceu o mofo


 
Home Biscoitoterapia Biscoitos Encomendas Links Contato Notícias Biscoitos Geeks Arquivo


Desenvolvido por InWeb Internet