Biscoitoterapia

 Biscoitos em Destaque





Biscoitos Decorados com técnica de Aquarela
29/12/2015


Sempre que faço biscoitinhos para alguma encomenda, eu faço alguns a mais por precaução, pois às vezes acontece de algum biscoito quebrar no processo ou dar algo errado na decoração de algum, então é um cuidado necessário. Felizmente, quase nunca estes imprevistos ocorrem e eu termino uma encomenda com alguns biscoitinhos sobrando. Às vezes aproveito essa "sobra" de biscoitos com alguma sobra de glacê para fazer testes e tentar reproduzir coisas ou técnicas que eu vejo por aí na internet. Tenho visto muitas biscoiteiras americanas decorarem seus biscoitos pintando eles com os corantes que normalmente usamos apenas para dar cor ao glacê, e é lógico que eu quis experimentar isso! =)

É uma técnica relativamente fácil, basta dissolver gotas do corante com bastante água e então pintar com um pincel sobre o glacê já seco. A teoria é fácil mas com certeza é mais fácil para quem já tem alguma experiência com pintura tradicional. Eu já fiz curso de desenho, aprendi técnicas de pintura com nanquim, guache e guache aquarelável, o que tornou essa experiência de pintar em biscoitos deliciosa!!!!

Algumas dicas que eu posso dar: 1) A pintura tem que ser feita muito rápida porque o corante seca logo e aí fica impossível tentar mesclar cores para fazer algum efeito de degradê. 2) Não pode deixar o corante aguado demais senão ele "dissolve" o glacê que está por baixo. 3) Mas também não pode deixar o corante com pouca água senão ele não seca e a pintura fica grudenta. Ou seja, o jeito mesmo é ir testando e experimentando até chegar na mistura ideal. Com certeza é uma das técnicas mais difíceis, demoradas e artesanais pra decorar biscoitos, porém mais deliciosamente divertidas também, e o resultado... fica lindo demais, né? =)



No meu primeiro teste, fiz esses três modelos com flores, folhagens e um passarinho que virou o meu orgulho! Tentei também escrever à mão livre mas não ficou tão certinho, para isso preciso de mais prática ainda, e alguns traços do passarinho também poderiam ter ficado mais uniformes




No segundo teste tentei fazer um efeito de degradê, deixando os corantes mais aguados e fiz um cenário de praia pra testar o degradê tanto do céu quanto do mar. Acabei conseguindo um resultado bem melhor do que eu esperava! Depois coloquei alguns detalhes e me apaixonei pela técnica!


 
Home Biscoitoterapia Biscoitos Encomendas Links Contato Notícias Biscoitos Geeks Arquivo


Desenvolvido por InWeb Internet