Facebook Instagram

Notícias e Curiosidades

Biscoito ou Bolacha?
30/05/2016

Inaugurando junto com o novo site, uma nova página: Notícias e Curiosidades! Aqui pretendo trazer ocasionalmente tanto informações sobre o próprio Biscoitoterapia (como novidades, informações sobre encomendas, embalagens e meu dia-a-dia como biscoiteira), quanto curiosidades sobre biscoitos, decoração e gastronomia em geral.

Para essa primeira notícia, eu quis trazer a eterna polêmica sobre "biscoito ou bolacha". Eu sou paulista, o que me faria oficialmente usar "bolacha" mas sempre achei "biscoito" um termo mais bonito e mais comum para usar. Abaixo copio uma reportagem da Revista Mundo Estranho, da Editora Abril, que abordou o tema de um jeito super legal, além de usar uma ilustração GENIAL!


O certo é "biscoito" ou "bolacha"?

Biscoito ou Bolacha


Ambos são corretos, mas "biscoito" entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil. O país é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil tonelada fabricada por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.

Duelo de titãs - O resultado definitivo da briga mais famosa da Internet

Round 1: Etimologia do biscoito
"Biscoito" vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa "bescuit", que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar. A prática de assar mais de uma vez se aplica à bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, porque ela vai ao forno quatro vezes.

Round 2: Etimologia da bolacha
"Bolacha" vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker". Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Os produtos brasileiros utilizam, então podemos chamar de bolachas.

Round 3: Legislação
Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera os dois termos como sinônimos. Eles são definidos como: "produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias". E, sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio e diz que é mesmo tudo igual.

Round 4: Inserção na língua portuguesa
O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para "bolacha" é de 1543. Já para "biscoito", o registro encontrado é de 1317, ainda na forma "bíscoyto". Há quem diga, porém, que "biscoito" só entrou no português no século 15 - ainda assim, décadas antes de "bolacha".

O que dizem as fabricantes - Perguntamos às cinco maiores produtoras do Brasil como elas nomeiam seus produtos:

Nestlé - "A Nestlé entende os dois termos como corretos, porém utiliza "biscoito" em suas marcas por essa ser uma convenção da indústria brasileira"

Bauducco - "Não há um motivo específico para a nomenclatura "biscoito", é uma convenção da categoria. Não existe um termo correto, tanto que a legislação utiliza o termo 'biscoito ou bolacha'"

M. Dias Branco - "O uso da nomenclatura é uma questão regional. A M. Dias Branco usa "biscoito" como padrão para definir seus produtos"

Mondelez - "Na Mondelez Brasil, os produtos são denominados "biscoitos". A justificativa para o uso do termo é que é o mesmo da entidade de classe Anib"

Marilan - Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou até o fechamento desta edição

Fonte:
Revista Mundo Estranho - Editora Abril - edição 162 - por Victor Bianchin
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-certo-e-biscoito-ou-bolacha


MAIS CURIOSIDADES
GERAL
Home
O Biscoitoterapia
Links e Curiosidades
Arquivo de Posts
BISCOITOS
Decorados
Doces
Salgados
Geeks
CONTATO
Peça um Orçamento
Entre em Contato
REDES SOCIAIS
Facebook Instagram
Peça um orçamento
SOLICITE UM ORÇAMENTO
clique aqui
Desenvolvido por InWeb Internet